Reprodução / freepik

Revolução no IOS 18: A nova era da IA generativa da Apple

4 minutos de leitura Escrito em 19 de Jun. de 2024 | Atualizado em 19 de Jun. de 2024

Uma das maiores empresas de Tecnologia do planeta, acaba de inserir a sua nova atualização de software no Mundo da IA. A Apple, veio se tornando cada vez mais um fenômeno do mercado tecnológico, desde quando analisaram um mar de possibilidades na era dos iphones, até alcançarem o destaque na área de tablets e relógios digitais, tornando-se referência mundial de sucesso nos segmentos.


A chegada do IOS 18, foi sinônimo de revolução e eficiência para os consumidores, incluindo um upgrade poderoso: A Apple Intelligence, a tecnologia de inteligência pessoal para iphone. Além de maiores possibilidades de personalização das utilidades, também tem-se a remodelação do aplicativo Fotos, melhores formas de gerenciar a caixa de entrada no aplicativo Mail e permite infinitos posicionamentos dos apps na tela de início. Outra inovação de grande destaque, é a possibilidade do envio de mensagens por meio de satélites, quando não disponíveis as conexões de rede celular e Wi-Fi.


Mas do que se trata essa IA Generativa? Refere-se a uma Inteligência Artificial, voltada para a geração de textos, imagens, áudios, simulações, design e vídeos. Ela é responsável pela praticidade e realização de multitarefas, visando compreender e recrutar padrões humanos, para transformá-los em conteúdos digitais.


A assistente virtual Siri não poderia ficar de fora dessa transformação e conta com uma nova versão. A proposta por trás dessa novidade, consiste em elevar a sua capacidade de aprendizado e compreensão das informações, como nunca tinha feito antes. Agora tornou-se possível pedir a ajuda da Siri na cozinha, no planejamento de tarefas, planejar uma viagem, traduzir idiomas em tempo real, monitorar a saúde e detectar emoções. Ela também poderá assumir algumas funções em integração com as do ChatGPT, como alguns comandos personalizados, servindo como um plus para apresentar dados aprofundados de forma estendida.


Entretanto, existem dúvidas e receios sobre algumas questões presentes neste novo cenário da marca. Com o desenvolvimento e implementação da IA no IOS 18, a personalização e outros processos que envolvem análise e uso de dados, provocaram preocupações referentes à confiabilidade dos recursos, ou seja, proteção e armazenamento de informações pessoais e sigilosas.


Em resposta a isso, a Apple pensou em oferecer conforto e tranquilidade criando mais opções de controles e comandos, para que as pessoas consigam regular a visibilidade de seus conteúdos e informações, tudo isso diretamente no dispositivo. A exemplo disso, são as ferramentas que determinam a conexão do aparelho a outros acessórios, seleção de contatos que podem ser compartilhados, opção de ocultar aplicativos, conteúdos e notificações, além do sistema Private Cloud Compute, que armazena dados e os deixam disponíveis para atender às solicitações do próprio usuário, o que valoriza a privacidade dos indivíduos.


A Apple resolveu mergulhar de cabeça na corrida da inteligência artificial, lançando uma promessa tecnológica e estratégica que garante a múltipla melhora de recursos já existentes de seus produtos, tornando-os mais atraentes e intensificando a competitividade no mercado. Focando na experiência do usuário e interatividade como os principais diferenciais da marca, o impacto da nova atualização tem o poder significativo de influenciar o mercado tecnológico e ampliar as oportunidades econômicas.