Reprodução / Freepik

Inovação na Gestão de Talentos: Construindo Equipes de Sucesso

7 minutos de leitura Escrito em 26 de Apr. de 2024 | Atualizado em 26 de Apr. de 2024

O cenário tecnológico moderno, promoveu inúmeros avanços na estrutura do mercado de trabalho. A área de Recursos Humanos, foi centro de grandes reformas nas técnicas tradicionais, revolucionando a forma de prestação de serviços, o cotidiano das empresas, as demandas existentes do setor e até a forma como ele é visto pelo mercado de trabalho, progredindo na competitividade e facilitando o andamento e a realização de processos burocráticos.


Através da automação de tarefas rigorosas, os processos de recrutamento se tornaram mais ágeis, flexíveis e eficientes, descomplicando etapas que antes levavam mais tempo, reduzindo assim o retrabalho e elevando a qualidade. A exemplos de ferramentas tecnológicas produzidas com a função de ampliar o controle e simplificar procedimentos, cita-se as plataformas digitais como grandes protagonistas no setor.


Os softwares voltados para o gerenciamento de processos básicos da área de recursos humanos, funcionam como elementos integradores entre o departamento e as soluções oferecidas, trazendo inteligência. As estratégias por dentro das plataformas de retenção, consistem na funcionalidade de perfis comportamentais, triagem de currículos e análise de dados. A presença da IA contribui com a melhora na captação de perfis dos candidatos, comparando informações no conceito de people analytics e atendendo aos requisitos da vaga.


Além disso, essas tecnologias são focadas em aplicar o sistema de integração de forma simplificada e automática para desenvolver habilidades e talentos personalizados, de forma a agregar no perfil de cada colaborador e crescimento profissional. Unificando informações, os softwares possuem a capacidade de centralizar e separar informações, criando um sistema favorável e acessível a todos os outros departamentos, o que promove um ambiente colaborativo e de suporte.


Adentrando no ponto de vista de uma gestão mais completa e eficiente, tem-se um ERP voltado para o monitoramento do desempenho de equipes. Dentre os recursos oferecidos, observa-se:


Avaliações de desempenho: Realização de avaliações de desempenho para identificar as atividades, progressos e desenvolvimento pessoal.


Ferramentas de Comunicação Integrada: Aplicações de comunicação, como e-mails, aplicativos de mensagem e videoconferência, garantindo a presença da comunicação no ambiente corporativo.


Análises e Relatórios: Fornecimento de dados e insights sobre o desempenho das equipes e de cada funcionário, identificando pontos de melhoria e reconhecendo progressos.


Tendo um impacto significativo, tais meios possuem uma melhor eficiência operacional, redução de erros, rápida comunicação e transparência nos processos habituais. O grande diferencial e importância da presença de toda essa inovação tecnológica, é a flexibilidade em serem acessados no formato de nuvem, ou seja, de qualquer lugar que haja uma conexão de internet, além do formato interativo, o fácil gerenciamento por parte dos usuários, contribuindo para que os colaboradores acompanhem o próprio progresso, bem como realizar estratégias e planejar projetos.


No entanto, possíveis desafios devem ser previstos ao analisar a integração do cenário tecnológico com a gestão de talentos. Em relação a implementação dos dispositivos digitais, deve-se ter uma preocupação em relação a quais tecnologias devem ser implantadas e se elas serão eficientes. Outros fatores sujeitos à análise, seria em relação ao custo significativo exigido, a veracidade, garantia e segurança ao armazenar dados nos sistemas digitais, e a manutenção e suporte das tecnologias para que sejam atualizadas constantemente.


Como oportunidades emergentes na área, aponta-se o aperfeiçoamento da inteligência artificial para o recrutamento e seleção, a mudança no formato de técnicas de integração de funcionários, o desenvolvimento de habilidades corporativas de forma virtual, aplicativos e plataformas para realizar feedbacks em tempo real, além da evolução das ferramentas que fornecem insights e analisam dados de desempenho e habilidades.


Devido a todo esse progresso tecnológico, a gestão de recursos humanos adquiriu a capacidade de focar em ações estratégicas com o objetivo de visar o futuro da empresa. Assim, é possível otimizar as etapas de solução e retenção de talentos.


Sendo uma área crucial e tão necessária para o sucesso de uma empresa, o investimento tecnológico é um fator que agrega muito a essa área, e ainda proporcionará muitos benefícios na forma de organização e em como os serviços serão realizados.