Economia Digital: Evolução e Oportunidades no E-commerce
5 minutos de leitura Escrito em 02 de May. de 2024 | Atualizado em 02 de May. de 2024O E-commerce é um comércio eletrônico muito visado e investido na era digital. Tal modalidade, oferece a possibilidade de realizar compras e prestar serviços, sendo toda forma de venda ou consumo, realizada por meio de ferramentas on-line. Com apenas uma conexão de internet, é possível acessar inúmeras plataformas e ter acesso a uma variedade de produtos, proporcionando flexibilidade, agilidade nos processos, se diferenciando e destacando quando comparado aos empreendimentos comuns e físicos.
Em 2024, o setor foi responsável por grande influência na economia moderna. As mídias proporcionaram uma enorme acessibilidade global, promovendo um rápido e amplo alcance há milhares de consumidores, por parte das empresas. Além disso, amplia-se o campo de serviços e produtos oferecidos, favorecendo a variedade e a diversidade no mercado em cenário mundial. O comércio eletrônico também é responsável por estimular o crescimento dos empregos no sentido mundial, visto que se torna muito mais fácil a entrada de novos empreendedores no mundo do trabalho quando se reduz as barreiras geográficas.
Ao longo dos anos, destaca-se algumas fases importantes na evolução do e-commerce e da presença da tecnologia no setor. A evolução digital e o desenvolvimento das redes, contribuíram para sua expansão global, conectando milhares de servidores e tornando possível a venda e compra dos produtos pelo mundo inteiro, o que traz praticidade para o consumidor final e reduz distâncias.
A pandemia, foi um grande marco na decisão do sucesso das plataformas de e-commerce. Com o grande impacto no varejo e nas formas de comércio em geral, todos precisavam se reinventar e traçar alternativas a fim de que seu empreendimento superasse tal fase. Sendo assim, a estratégia de adaptação para um negócio on-line, fez com que os índices de crescimento no setor de vendas crescessem em 25%, valor que tende a ser multiplicado conforme o passar dos anos. Devido ao aumento das demandas pelo consumo virtual e agregando as compras via mobile, gerou-se uma necessidade em relação as entregas dos produtos e serviços. Houveram melhoras na agilidade e o investimento em soluções de logística avançadas, promovendo uma entrega rápida, flexível e eficiente.
O papel das tecnologias emergentes na evolução do comércio eletrônico, foca na melhoria das experiências do cliente. Ampliando as formas de recomendação e personalização de mercadorias nas plataformas de compra, a inteligência artificial atua como uma espécie de “filtro”, recomendando sugestões de pesquisa através do histórico de compras e da interatividade do cliente com os sites, além de inovar a forma de atendimento ao cliente. A respeito da segurança de informações de dados nos acessos, as ferramentas de blockchain serão aplicadas, proporcionando experiências seguras, garantindo a fidelização e a confiança dos consumidores.
As redes sociais, servem como uma ferramenta responsável por exercer influência no comportamento e histórico de cada pessoa que a utiliza. Por isso, pode-se caracterizá-las como um recurso poderoso que pode revolucionar o poder de compra e agregar valor para as plataformas do comércio digital. Soluções como o marketing e digital influencers, aumentam a visibilidade e inovam os formatos de comunicação e negociação, fazendo com que as mídias, possibilitem o alcance de novos públicos, promoção de produtos, além de obter uma conexão próxima com o cliente e aumentar a credibilidade.
Entretanto, é válido ressaltar o ponto de vista de que ainda sim, os avanços tecnológicos no comércio digital possuem alguns desafios a serem lidados, tais como:
Segurança Cibernética: Preocupação constante devido as ameaças de vazamento de dados, uso indevido de informações e o risco de roubo de dados financeiros.
Adaptação e Manutenção: Devido as constantes atualizações e progressos do e-commerce, existem possíveis preocupações com a eficácia e a preparação da estrutura tecnológica para que consiga lidar com as demandas.
Concorrência: Competitividade acirrada em meio aos negócios e a necessidade de se destacarem no mercado.
Personalização e Privacidade: Não só entender a diferença, como encontrar o equilíbrio entre a personalização de dados e o respeito da privacidade de cada indivíduo.
Experiência do Usuário: Deve-se priorizar a entrega de uma experiência completa ao cliente, garantindo flexibilidade e uma plataforma bem projetada, agregando valor.
De fato, o comércio eletrônico é um grande propulsor da economia nacional e mundial. Dentre as projeções crescentes planejadas para os anos seguintes, além do foco na geração de empregos e nas estratégias de vendas, aborda-se o campo da sustentabilidade, onde áreas relacionadas, trabalharão e aplicarão técnicas para que as empresas e os consumidores se conscientizem. O investimento em logística e novas tecnologias também será uma estratégia de aperfeiçoamento e multiplicidade de recursos, para ampliar os objetivos do e-commerce, bem como garantir menos erros nos processos e um maior foco no sucesso da empresa.