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Automatização de currículos: Como a IA do LinkedIn Está Transformando o Mercado de Trabalho

5 minutos de leitura Escrito em 28 de Jun. de 2024 | Atualizado em 28 de Jun. de 2024

A busca por oportunidades de emprego é um tema que impacta mais de 8 bilhões de pessoas no mundo. Graças as ferramentas que oferecem a possibilidades de encurtar distâncias, tornou-se possível ampliar a rede de networking, bem como a visibilidade de perfis. Nesse contexto, o LinkedIn funciona como uma aliada e intermediária entre os profissionais e as vagas de emprego, sendo a maior rede social voltada para o trabalho do mundo.


Trazendo inovação e mais flexibilidade, o LinkedIn introduziu uma nova ferramenta em seu sistema, a qual possui novamente a atuação da IA mas com um objetivo específico. Esse novo recurso tem a função produzir uma carta de apresentação sobre o candidato, além de oferecer versões mais aprofundadas e detalhadas sobre currículos para serem enviados às vagas de emprego. A Inteligência Artificial, também está em outras aplicações por dentro do LinkedIn, como pesquisa e análise de dados para levantamento de informações, bem como a personalização de experiências.


Essas grandes apostas por parte da rede social, possuem principalmente o viés de “fidelização” e atração de assinantes em potencial do plano premium e contribuir com o papel dos recrutadores de plantão, fazendo com que consigam encontrar perfis eficientes de acordo com os respectivos filtros. Além de tudo, todo esse investimento é favorável à plataforma, porque ela pertence à Microsoft. Sendo assim, tem-se limites livres ao pensar nos patamares de inovação e no uso estratégico dessa tecnologia.


Antes da era digital, o mundo coorporativo era bem diferente de como é conhecido atualmente. As formas de comunicação e documentação passavam por processos limitados e repetitivos. Os currículos, eram produzidos de forma física, ou seja, impressos e entregues à mão e as vagas de emprego abertas, eram publicadas em forma de anúncio em jornais e revistas específicas. Com a chegada da tecnologia, criou-se a facilidade de acesso a uma pluralidade de vagas, o que tornou possível nos candidatarmos à qual mais nos identificamos e temos especialidades. Como exemplo disso, tem-se o LinkedIn como uma rede social voltada para o viés e comunidade profissional, onde os processos ocorrem de forma rápida, sem barreiras e diretamente.


Essa implementação atribui alguns benefícios aos usuários, tais como a personalização das vagas, informações, habilidades e experiências contidas no arquivo, identificação de pontos fracos e oferecimento de sugestões de melhora, verificação ortográfica, alerta e recomendação de vagas correspondentes com o perfil, feedbacks em tempo real, bem como insights e análises de mercado a respeito das tendências de emprego. Isso significa que, com essa ferramenta, será possível melhorar consideravelmente a qualidade das contratações, economizar tempo e recursos, apresentar mais eficiência nos processos e ter acesso a dados mais concretos. Entretanto, é importante afirmar que podem ser encontrados alguns desafios na adaptabilidade, referentes ao armazenamento dos dados oferecidos, à veracidade das informações fornecidas e a falta de uma revisão pessoal e manual do usuário, negligenciando e reduzindo a interação humana.


Algumas aplicações do universo da IA no LinkedIn, podem trazer perspectivas futuras que aprofundarão o contexto de personalização da experiência de quem consome a plataforma e analisar dados com mais precisão. Além das sugestões de vagas, o LinkedIn também poderá fornecer para cada pessoa, conselhos de carreira e aperfeiçoamentos de algumas habilidades para que talentos sejam desenvolvidos estrategicamente. Ademais, também será possível promover a automação de operações e ampliar a rede de networking nas comunidades, conectando experiências e auxiliando na criação de oportunidades.