Reprodução / freepik

A Medicina do Amanhã: Consulta Médica com Hologramas

5 minutos de leitura Escrito em 03 de Jul. de 2024 | Atualizado em 03 de Jul. de 2024

O estado do Texas, localizado nos Estados Unidos, foi cenário de um dos mais inovadores avanços tecnológicos da medicina. O hospital Crescent Regional, localizado em Lancaster, inovou na maneira de realizar as suas consultas médicas e instalou um sistema 3D responsável por exibir em uma tela, o holograma bem realista de uma pessoa.


Essa experiência, foi realizada graças a uma parceria com a empresa de tecnologia chamada Heloconnects, e além de oferecer uma sensação realística ao usuário em tempo real, essa aplicação aproximou a relação ente médico e paciente, simulando uma conversa.


A tecnologia foi responsável por revolucionar as técnicas e métodos da medicina, impactando todas as áreas da saúde. A descoberta do Raio-X e a ultrassonografia, as quais permitiram a visualização interna do corpo humano, contribuíram para que fosse possível ampliar a eficiência dos diagnósticos, bem como fornecer detalhes e mais precisão cirúrgica o que possibilitou processos mais complexos, como a cirurgia laparoscópica com pequenas fissuras e outras com assistência robótica. Por isso, no século XXI tornou-se possível a realização de uma consulta médica feita por holograma.


A introdução das ferramentas tecnológicas, também foi capaz de transformar a acessibilidade aos cuidados de saúde. Sendo assim, podemos dizer que a experiência do cliente é muito mais valorizada, levando em conta a situação cotidiana, disponibilidade e cenário de cada indivíduo. A exemplo disso, temos a telemedicina, onde através de uma videoconferência conecta-se médico e paciente.


Esse avanço na metodologia das consultas médicas, contribuiu com muitos benefícios para os pacientes, como também para os profissionais de saúde, tais como flexibilidade, permitindo o procedimento de qualquer lugar do mundo através da projeção e sem a necessidade do deslocamento físico, a melhora da interatividade no tratamento, diagnósticos práticos e assertivos, redução dos custos de locomoção, bem como do ponto de vista acadêmico favoreceu estudos e treinamentos, possibilitando a prática de alguns procedimentos em modelos realistas.


Entre tantos avanços, algumas limitações terão chances de surgir. Essas consultas, podem exigir níveis de infraestrutura complexos devido a tecnologia utilizada e a outros sistemas especializados de alta capacidade técnica. Por outro lado, mesmo oferecendo uma experiência parecida com a realidade, ainda não será possível obter o mesmo alcance e aspectos físicos de uma consulta presencial, o que compromete alguns processos do tratamento e diagnóstico.


O uso desse recurso, pode ter muitas utilidades no futuro. Como existe uma quantidade ampla de especialidades médicas, o desenvolvimento dessas técnicas poderá auxiliar todas as áreas. E seguindo no caminho do progresso tecnológico, outras perspectivas prometem o desenvolvimento dessa ferramenta para que ela se aperfeiçoe não só na medicina e apresente novas funcionalidades e melhorias, se direcionando em constante evolução.